E se o seu propósito de vida fosse conceder a morte? Resenha: O Ceifador, NEAL SHUSTERMAN
Olá, criaturas! E pessoas!
Em um futuro longínquo a imortalidade existe, a sociedade possui um equilíbrio perfeito, e somos governados por um sistema inteligente. Parece magnífico, não? Entretanto, para manter a harmonia e o controle natural da população, algumas pessoas precisam morrer. Para atender tal demanda, é criada uma instituição na qual está acima de todas as regras prevista e que possui apenas um único propósito: conceder a morte. Desta forma, é neste mundo escrito por Neal Shusterman que embarcamos, vasculhando cada vez mais fundo em uma distopia que nos provoca a cada capítulo!
First, quem é Neal Shusterman?
Nascido e criado no Brooklyn, em Novembro de 1962. Shusterman é autor de diversos romances, além de ser formado pela Universidade da Califórnia Irvine, estado no qual mora atualmente. Fora indicado a diversos prêmios de literatura além de ter O Ceifador como livro de honra do prêmio Michael L. Printz Award, principal prêmio de literatura jovem adulta dos Estados Unidos.
Estrutura/ Enredo/ Entre Outras Coisas...
Vou começar meu comentário causando: MELHOR LIVRO DE 2017! Li diversos livros este ano, mas de longe este é o melhor em todos os aspectos. A escrita é sútil com toques inteligentes, digo palavras diversas, frases bem estruturadas. É um detalhe extremamente importante aos meus olhos, porque a escrita te faz imergir mais facilmente no universo que o autor está tentando te explicar. A história é incrível, primeiro porque há diversas reviravoltas das quais você não espera, te deixando perplexo! Segundo, porque não li nada igual, sobre uma instituição com a tarefa de matar baseada em estatísticas de outro século?! E terceiro, porque os personagens crescem, te mostram suas facetas diferentes, e são palpáveis por serem apenas seres humanos. Percebi também que a cada relato dos ceifadores há críticas a sociedade atual, principalmente em como lidamos com a justiça. Portanto, é uma leitura que exige reflexão, por mais que apareça apenas nas entrelinhas. Gosto disso!
Então, preparados para a leitura de hoje? :)
Como disse acima: MELHOR LEITURA DESTE ANO! Já estou ansiosa com o segundo volume "Thunderhead" previsto para o ano que vem, espero que a Editora Seguinte não demore muito a publicá-lo por aqui nas nossas terras! Então, se você está procurando distopia, ação, sangue, reviravolta e crescimento pessoal, O Ceifador é um perfeito! Leia, e depois me conte o que achou lá no instagram: @livrosecriaturas.