top of page

Resenha Evolutiva I - Trilogia: As Crônicas dos Kane, Rick Riordan

Olá, criaturas! E pessoas!

Estava matutando bastante sobre como produzir a resenha, tinha pensado em dividir para os três volumes: "A Pirâmide Vermelha"; "O Trono de Fogo" e "A Sombra da Serpente". Mas então tive uma ideia para deixar menos monótono o assunto e resolvi fazer uma resenha evolutiva! WHAT?

Calma, criaturas! Irei explicar como será a minha resenha evolutiva. Nesta primeira parte irei apontar os momentos do primeiro e segundo livro, e como os personagens cresceram, como a escrita modificou, entre outras coisas. Porque aos meus olhos nesta trilogia faz mais sentido contar desta forma, resenhar desta maneira. E também para não ficar repetindo as mesmas informações em todos os posts.

First, quem é Rick Riordan?

Richard Russel Riordan Jr. chegou ao mundo 1964 no Texas-EUA, formado em Inglês e História sua lista de livros publicados é grande e vai desde o infanto-juvenil ao público adulto. Porém, o autor ficou mais conhecido com sua saga sobre mitologia grega Percy Jackson e Os Olimpianos, premiada pela YALSA e pela American Library Association.

Primeiro Volume: A Pirâmide Vermelha

Comprei este livro há quase três anos atrás, e lembro de lê-lo com uma vontade maluca. Eu estava acostumada com o ritmo do autor, conhecia Percy Jackson e havia me apaixonado pela história. Então, quando descobri que Rick Riordan havia escrito sobre mitologia egípcia eu quase tive um infarte :D

A Pirâmide Vermelha foi lançado em 2010, e conta a história dos irmãos Kane através de fitas que os próprios personagens enviaram ao autor (HEHEHE). Desde a morte da mãe, Carter e Sadie viviam separados. A garota fora morar com os avós maternos em Londres, enquanto o garoto ficou ao lado do pai Dr. Julius Kane um brilhante egiptólogo, levando uma vida diferente e viajando pelo mundo. Na noite de Natal Sadie e Carter são levados ao British Museum pelo pai com a promessa que tudo voltará a ser como antes, entretanto Julius acaba evocando um personagem misterioso e desaparece com ele. Logo os irmãos Kane descobrem que os Deuses Antigos estão despertando. E para recuperar seu pai embarcam em uma jornada misteriosa que os conduz a verdade sobre sua família, a ligação ancestral entre os Kane e a Casa da Vida, uma ordem secreta que existe desde a época dos faraós.

Escrita/Estrutura/Entre Outras Coisas...

O livro possui dois narradores que são os personagens principais, intercalando a cada dois capítulos. Essa dinâmica é interessante e como Sadie e Carter possuem personalidades distintas, fez muito sentido a trama. A narrativa é quase a mesma de Percy Jackson, baseada na estrutura do mito antigo: heróis que precisam salvar o mundo, a profecia que é dada a eles, a ira dos deuses contra a humanidade, um mestre que os guia, entre outros pontos. Lembrando que a profecia sempre gira em torno dos solstícios das estações. Todos esses quesitos são respondidos transportando os irmãos para a aventura.

Como é o primeiro contato com os personagens principais, percebe-se o início da construção deles, do relacionamento como parentes que não existia, da descoberta do mundo antigo e da magia principalmente para Sadie. E além destas questões mais profundas como a morte da mãe e a falta de convivência entre irmãos, há a ameça constante de morte, mas regrada ao bom humor dos personagens que possuem seus doze anos.

Então, preparado para a leitura de hoje? :)

A Pirâmide Vermelha é um ótimo começo, pois instiga e deixa alguns pontos em aberto para a próxima aventura ou batalha dos Irmãos Kane. É interessante que, enquanto um dos irmãos narra os capítulos, sempre há comentários em colchete do outro, mas breves. Os únicos pontos chatos são um pouco do romance enfiado na trama, mas é bem leve, sutil porque estamos tratando de crianças virando adolescentes. De todo modo, vale a pena. Eu acredito que os livros do Sr. Rick Riordan sempre valem a pena. Agora que o primeiro volume foi explicado e resenhado, prosseguirei com a próxima resenha que será evolutiva do segundo volume.

Destaque
Tags
Nenhum tag.
bottom of page