top of page

Deuses Novos ou Deuses Antigos? Resenha: Deuses Americanos, Neil Gaiman

First, quem é Neil Gaiman?

Em 1960 em Portchest na Inglaterra, compareceu ao mundo um dos escritores mais famosos no gênero literário fantasia/ficção. Neil Richard Gaiman iniciou a carreira como jornalista, hoje é conhecido principalmente por sua obra quadrinista "Sandman" com mais de 75 números em HQ'S. Ele também escreve roteiros, entre outras coisas. Um dos roteiros que virou livro é "Lugar Nenhum", que em breve será resenhado aqui no blog.

Então, preparado para a leitura de hoje? :)

Deuses Americanos foi publicado em 2001, segundo algumas fontes a ideia surgiu durante uma road trip (viagem/mochilão) feita pelo autor por todo o Estados Unidos. A obra conta a história de Shadow Moon, um ex-presidiário que após a morte da sua esposa sente sua vida praticamente revirar. Este conhece Wednesday (Quarta-Feira), um homem enigmático com um leve tom sarcástico. E após algumas recusas e brigas, e uma bebida esquisita com hidromel, Shadow aceita trabalhar pra Wednesday. Os dois então partem para uma longa jornada por todos EUA, com o intuito de recrutar alguns dos antigos amigos de Wednesday para travarem uma batalha.

Escrita/Estrutura/Entre Outras Coisas...

Minha primeira experiência com os livros do Gaiman, foi há quase 8 anos atrás quando achei "Coraline" desgarrado no meio da biblioteca da minha escola. Um livro que além de ficar na memória, te instiga a curiosidade.

Em "Deuses Americanos" não é diferente com uma narrativa longa que abrange diversos locais, espaços e épocas trazem o leitor para perto das divindades de forma mais humana possibilitando assim uma identificação. Os deuses retratados, apesar de serem muitos, são bem distinguidos e centrados em seus arcos construtivos. A estrutura da obra é formada em quatro partes e descritos em terceira pessoa mesmo sendo através dos olhos de Shadow Moon, personagem principal. Há também diversos contos atrelados ao enredo principal que contam como outros deuses/divindades chegaram à América.

As mitologias retratadas vão desde a nórdica à africana, passando pela eslava, entre outras.

5 motivos para ler

1 - Se você é maluco por mitologia como eu, você PRECISA ler este livro!

2 - A narrativa passar por diversos estados dos EUA, é uma ótima road trip imaginária.

3 - A criação dos intitulados "Deuses Americanos" provoca uma crítica ao mundo moderno. Então, vale a pena pensar nisso também.

4 - Nesta edição preferida do autor há um extra com um dos deuses mais famosos ever, e não, não vou dizer quem é.

5 - O livro levou a produção da série de mesmo nome pelo canal STARZ e também é distribuída pela Amazon Prime. E te digo, pelos episódios lançados até agora estão bem fiéis ao livro, afinal o autor também é produtor executivo.

Destaque
Tags
Nenhum tag.
bottom of page