top of page

Resenha: Eu Sou a Lenda, de Richard Matheson

"O mundo ficou louco, pensou.

Os mortos andam por aí e eu acho isso normal."

Olá, criaturas! E pessoas! 

Por quantas vezes a humanidade imaginou o apocalipse?! 

Incontáveis, não?! Diversas vezes, em livros bíblicos, em livros distópicos, em películas cinematográficas, entre outras formas de arte. O ser humano sempre imagina ao longo do tempo um fim épico para nossa espécie! E falando em coisas épicas, temos aqui um clássico sci-fi com toques de terror: "Eu Sou a Lenda, de Richard Matheson". 

"Uma impiedosa praga assola o mundo, transformando cada homem, mulher e criança do planeta em algo digno dos pesadelos mais sombrios. Nesse cenário pós-apocalíptico, tomado por criaturas da noite sedentas de sangue, Robert Neville pode ser o último homem da terra."

Eu sei que você pensou: é o livro do filme lançado em 2007? Este mesmo! O livro fora escrito em 1954, e possui mais de uma adaptação para o cinema. Eu, particularmente, apenas assisti a última protagonizada por Will Smith. E para minha pequena decepção o livro não possui absolutamente nada com o enredo visto nos cinemas. 

First, quem é Richard Matheson?

Nascido em Allendale, New Jersey de pais imigrantes noruegueses. Richard Matheson graduou-se em Jornalismo na University of Missouri-Columbia, e lutou na Segunda Guerra Mundial como soldado de infantaria. O autor faleceu em 23 de junho de 2013, deixando suas obras dos gêneros fantasia, terror e ficção científica como seu maior legado.

Escrita/Enredo/Entre Outras Coisas...

Este livro antes de tudo provoca estranheza! Tanto no enredo que parece simples, quanto a construção do nosso protagonista, e também a apresentação do mundo apocalíptico. Não há uma explicação pré definida, Matheson apenas nos joga diante da situação, explicando muito pouco o passado de Robert Neville. Isto me irritou um pouco, mas com o passar das páginas, você percebe que faz sentido. Há explicações sobre a praga de forma científica, mas nada muito profundo, pois estamos descobrindo as razões lado a lado com o personagem. Pode ser que Neville esteja correto, mas também pode estar bastante errado.

Edição

Estou começando a achar que este tópico vai ser recorrente! A edição de "Eu Sou a Lenda" da Editora Aleph é LINDA! Diferente, trabalhada com cores como rosa escuro, preto e branco, dando contraste a capa dura! As folhas são amareladas, e a narrativa, que é dividida em partes, conta com páginas em preto com diversos desenhos. Apesar de o livro ser de capa dura, é compacto e com um peso médio. Levei ele na mochila pra todo lugar, sempre que sobrava um tempo, retomava a leitura. 

Então, preparados para a leitura de hoje? 

Se você gosta de terror, certamente considerou ler esse livro alguma vez na sua vida. Se gosta de ficção científica, como eu, o livro está incluso na sua lista de leitura! Acredito que valha muito a pena, por ser algo muito diferente, seja na narrativa, seja no mundo apresentado. E também, caso você goste da adaptação de 2007 como eu, certamente vai se assustar com o livro, entretanto creio que irá gostar da leitura. 


Destaque
Tags
Nenhum tag.
bottom of page