top of page

Não indicado a pessoas sensíveis. Resenha: Serial Killers. Anatomia do Mal, de Harold Schechter

Olá, criaturas! E pessoas!

Como vocês estão?! Minha resenha demorou a sair, né?! Mas tenho uma explicação!

A razão pela demora foi propriamente do conteúdo pesado que este livro possui, e isto é extremamente cabível, sendo que a Darkside Books deixa explícito que este é recomendado para maiores de dezoito anos.

"O que faz gente aparentemente normal começar a matar e não parar mais? O que os move - e o que pode detê-los? Como explicar a compulsão por matar e o prazer de causar dor, sem qualquer arrependimento? De onde vem tanta fúria? Serial Killers, Anatomia do Mal é o dossiê definitivo sobre o universo sombrio dos psicopatas mais perversos da história."

A humanidade consome relatos de crimes horrendos desde tempos históricos remotos. Alimentamos instintos primitivos que beiram a violência e o terror através de diversos meios, desde as guilhotinas em praça pública do século XIV, à imensas coberturas televisivas destas histórias macabras. Acompanhamos atualmente, todos os detalhes e sofremos através de suas vítimas, entretanto, também produzimos muitos conteúdos baseados em criminosos. Entre eles, temos "Serial Killers: Anatomia do Mal", um livro contendo um belíssimo trabalho científico que visa destrinchar a psicopatologia deste seres humanos considerados monstros.

First, quem é Harold Schechter?

Schechter é professor de literatura e cultura americana na Queens College, na Universidade da Cidade de Nova York. Nascido no dia 28 de Junho em 1948, é um autor renomado por suas obras sobre crimes verídicos, como os títulos Fiend, Bestial, Deviant, Deranged, Depraved, e com David Everitt, The A to Z: Encyclopedia of Serial Killers. Além deste, Schechter é autor da aclamada série sobre Edgar Allan Poe, incluindo Nevermore, The Hum Bug, The Mask of Read Death, e The Tell-Tale Corpse.

Escrita/ Enredo/ Entre Outras Coisas...

Antes de dissecar algo sobre o livro, coloco em ênfase, que este é um dossiê. Consequentemente, requer rigor científico e metodológico. E isto é o mais brilhante neste livro, pois há um estudo aprofundado que vai desde os fatos históricos dos crimes realizados, perpassando por teorias psicológicas, à história pessoal de cada serial killer incluindo seu desenvolvimento como ser humano. Sublinhando outros trabalhos de mesmo aspecto e possuindo uma vasta bibliografia para pesquisa, caso o leitor esteja interessado em aprofundar-se mais no tema retratado.

Mas como todo trabalho científico, este me deu uma sensação de redundância, principalmente referente as informações sobre os serials killers mais famosos do mundo. Por exemplo, o autor constantemente nos lembra casos específicos, que apareceram no início do livro detalhadamente, e voltam a aparecer novamente.

Edição

Criei esse tópico novo apenas para falar da edição maravilhosa da Darkside Books! O livro é de capa dura, com folhas amareladas de espessura grossa, e com letras pequenas. O design gráfico é esplêndido! Há folhas amarelas com gravuras, folhas pretas com imagens, quadros e gráficos, desenhos retratando a anatomia humana, e diversas frases gravadas no tom amarelo das faixas policiais que são usadas para cercarem as cenas dos crimes. Eu só tenho elogios!

Então, preparados para leitura de hoje?

Durante anos desejei este livro na minha estante, e finalmente tive a oportunidade de adquiri-lo e usufruir de sua leitura. O livro realmente é forte, contém detalhes dos crimes de psicopatas, e fotos dos criminosos. É assustador! Entretanto, me fez enxergar e encarar com mais calma a anatomia humana, pois sempre fui muito avessa em relação a sangue e outras coisas. Sempre tive uma curiosidade descabida para saber sobre como funciona a mente de um psicopata, então este livro caiu como uma luva, saciando meu interesse. Vale a leitura, mas aviso de antemão que, este livro não é recomendado para pessoas sensíveis!

Destaque
Tags
Nenhum tag.
bottom of page